Saturday, February 16, 2013

Miguel de Cervantes : Dom Quixote : Cartas a Dulcineia e Quixote, escrita criativa





Universidad de Castilla La Mancha

"La programación a desarrollar se basa en la universalidad de la obra en sí y de los valores que representa, y tiene como principal objetivo llegar a públicos de todas las edades, de todas las formaciones, de todos los intereses, y de todos los gustos y sensibilidades."

Centro de Estudios de Castilla La Mancha (UCLM)


E depois da celebração de Dom Quijote, bem como da leitura de O Meu Primeiro Dom Quixote, uma das actividades:


Escrita criativa:


  • Cartas de Quixote e Dulcineia


Meu querido e amado D. Quixote:

Gostei muita da carta que vós me mandastes.
Tenho montes de saudades vossas!
Já soube das vossas últimas aventuras. Estou muito orgulhosa de vós! Sois tão corajoso, bondoso e sábio…Fico sem palavras!
Anseio pelo vosso regresso.
Desejo-vos muita sorte!
Beijos da vossa amada,



Dulcineia


Inês Gil, 11anos, 5C


À minha amada Dulcineia:

Dulcineia, vossos olhos escuros transformam-se num mar quando olho para vós!
Vossos lábios vermelhos são como lindos cravos que abanam ao vento em dias de Verão.
Dulcineia, desde que vos conheci, não consigo pensar em outra coisa senão na vossa infinita beleza.
Sou um nobre cavaleiro apaixonado, que não consegue viver sem o vosso amor.
Vinde comigo por estas terras distantes, percorrendo todo o arco – íris de cores vivas que representa o meu amor pela mais bela donzela da região da Mancha.

Um nobre cavaleiro,

Quixote


Cláudia Carneiro, 11anos, 5C


Meu Amado D. Quixote:

Sois o mais valente dos Cavaleiros.
Não vejo a hora de me vires resgatar, desta vida sem sentido!
Vossos olhos e vossas palavras me encantaram.
Sempre que a noite cai, espero que as estrelas me contem novas vossas…
Oh! Se vós soubésseis a tristeza que é estar sem vós! Não poder partilhar os vossos feitos e aconchegar – vos no meu colo.
Peço – vos que tendes cuidado, não conseguiria sobreviver à vossa perda.

A vossa sempre amada,



Dulcineia


Carolina Quental, 5C, 10 anos


Minha amada Dulcineia

Como estais?
Vós sois a mais bela das donzelas!
Não vos consigo esquecer!
Vós sois a flor mais bonita que existe na Terra!
A luz que ilumina a minha vida.
Não consigo ficar um dia sem pensar em vós…
Vós sois deliciosa!
Vou ser-vos fiel por toda a minha vida.

Do vosso humilde apaixonado,



D. Quixote de La Mancha


Inês Gil, 5C, 10 anos



El Caballero don Qujote
Miguel

Na sequência do projecto Meu Primeiro Dom Quixote, foram propostas várias actividades de escrita criativa,





via Google Images



O Meu Primeiro Dom Quixote
tradução Alice Vieira (adaptação infantojuvenil
illustrações: Mingote (originais)

Na sequência do projecto Meu Primeiro Dom Quixote, foram propostas várias actividades de escrita criativa,

Nesta celebração do IV Centenário Dom Quixote, os alunos escreveram curtas mas imaginativas cartas de amor como motivação para o Dia de São Valentim.

Devo concluir que as alunas se sentiram muito mais inspiradas do que seus colegas, rapazes. Bem mais tímidos. 

Seleccionei apenas algumas das cartas amorosas mais originais e imbuidas de uma certa atmosfera do tempo do cavaleiro-poeta.

A Professora Formadora

G-Souto

16.02.2013
actualizado 29.09.2020
Copyright © 2013G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com® 

Creative Commons License



 Proibida a reprodução de textos dos alunos.


No comments: