Saturday, December 13, 2014

Página em construção : Fragmentos Digitais de uma Professora

Pretende-se repor alguns Projectos desenvolvidos com sucesso nas áreas curriculares de Língua Portuguesa, Francês LE, Cidadania e a utilização de IT ao longo dos anos lectivos 1999-2009, tendo como público alvo, os meus alunos de 2º e 3º ciclos.

Aspecto inovador e pioneiro: o uso das IT
 nas aulas curriculares de Línguas e Cidadania.

Será um trabalho paciente de pesquisa das minhas memórias virtuais. Em lapsos de tempos dispares, alguns pr
ojectos irão sendo publicados, sem obedecer, numa primeira fase, à sua ordem cronológica. E serão sempre poucos porque a grande maioria não ficou salvaguardada na web.

Alguma desta memória 
irtual fez parte do site da Escola Francisco Torrinha onde exerci funções docentes como Professora Titular e Professora Formadora durante muitos anos.

Por motivos que desconheço, foi apagada do site fa escola no final do ano lectivo de 2006-2007.


Talvez o sistema de Avaliação de Professores que entrou em vigor nesse ano, possa explicar! É que o "desenvolvimento de experiências de inovação pedagógica" consignado no diploma tinhs um forte peso na avaliação dos docentes!





Autor não identificado
imagem via Google Images

Detentora de um dos melhores currículos (Ensino Básico e Secundário), reconhecido a nível nacional e internacional, por diversas entidades, é com a mais profunda humildade que o escrevo, esse facto criou um certo mal estar nos 'interesses' dos pares pedagógicos que não aceitaram o facto de me ter tornado uma pedagoga inovadora. 

À escola Francisco Torrinha não 'convinha' reconhecer o mérito de uma professora que avançou com uma série de actividades e projectos inovadores ligados à introdução das IT nos currículos escolares, como competência transdisciplinar dos alunos, em tempos que mais nenhum professor/professora quis acompanhar, até à saída do diploma que valorizava precisamente os Professores Inovadores.







Fui então a única Professora da escola (de 1999 até 2009) a desbravar caminhos pedagógicos  digitais com uma série de actividades e experiências inovadoras: 

Autora de um projecto e-learning para ensino básico e secundário Kidzlearn Lugares & Aprendizagens - descontinuado em 2018 - por falta de apoio do prório Ministério da Educação, um projecto finalista dos Global Junior Challenge (2004), o uso de blogues no ensino (2005), e acesso a um espaço Moodle cedido pela Associação Portuguesa de Telemática Educativa (2006), actualmente também descontinuado.

Estas as razões pelas quais estive sujeita, de 2006 a 2009, a grandes pressões por parte de um corpo docente fortemente conservador e inibidor.

Essas pressões continuaram sob as mais variadas formas! Os procedimentos  por parte da Direcção e de pares pedagógicos, sobretudo ligados ao ensino de Língua Portuguesa e Francês LE, foram indignos de um ambiente onde devem imperar os pedagógicos exemplos! 





Autor não identificado
imagem via Google Images

Mas, não foram, de modo nenhum inibidores de boas práticas. E os alunos aderiram em pleno, com imenso entusiasmo a currículos que, pela primeira vez, vinham ao encontro da sua realidade. Ensino presencial apoiado no ensino digital - digital learning.


O mesmo diploma afirmava que cada Professor tinha o direito de: Intervir na orientação pedagógica no âmbito dos PE e dos PCE, através da liberdade de escolha de métodos de ensino tecnologia e técnicas de educação e meios auxiliares de ensino.





Education & IT
image: The Guardian/ Technology

Fragmentos Virtuais de uma Professora é pois um pequeno repositório de algumas dessas técnicas/ projectos de educação, experiências pioneiras, que foram levadas a cabo com entusiasmo desde 1999 até 2010.

Depois dessa data, continuei adar apoio pedagógico aos meus alunos em ambientes digitais.

Tantas horas não lectivas foram dedicadas a uma comunidade escolar, para benefício dos alunos, com a introdução  de novas metodologias e ferramentas educativas. Noites curtas, mal dormidas a preparar as actividades digitais, para pela manhã estar presente, sempre, na escola, a leccionar as aulas curriculares, a partir das 8:30 e a  fazer a formação de jovens professores.


Estou muito satisfeita! Todas as actividades inovadoras que desenvolvi desde muito cedo, e que continuo a desenvolver, permitiram essencialmente que muitos alunos, ao longo de várias gerações, tivessem um ensino e aprendizagens  de qualidade, muito perto da sua realidade, nas aulas de Língua Portuguesa, Língua Francesa LE, numa forte componente de Cidadania, apoiadas nas TIC.




credits: Le Monde/Campus

E, no complemento das aulas, em espaço virtual, lidando assim, pela primeira vez, a nível do ensino básico e secundário, com uma série de recursos e ferramentas educativas digitais que complementaram o processo de ensino e aprendizagem, tais como e-learning, moodleblogues, comunidades colaborativas. intercâmbios escolares europeus, ambientes educativos virtuais que foram ao encontro das novas exigências dos digital kids, novas gerações que apareceram nas escolas a partir de 1999, levando-as ao sucesso escolar, num tempo em que a escola tradicional não estava preparada para os receber e não queria praticar o ensino diferenciado.

Os formandos partilharam de todos estes meus sonhos que lhes abriram novos panoramas pedagógicos. Ainda hoje mantenho contacto com muitos deles.

Foi preciso dar o salto de qualidade e inovação da escola tradicional para a escola pluridimensional. E eu estive na linha da frente, como certamente alguns professores de outras escolas. Não muitos!





Formadora de Formadores
créditos: izusek/Getty Images


Também me sinto realizada com a forte componente pedagógica pessoal e de inovação que transmiti aos meus formandos, bem como a jovens professores que, entretanto foram passando pela escola, e que me solicitavam apoio e informação numa área para a qual estavam receptivos, mas não tinham apoio didáctico por parte dos seus delegados.

Como Formadora de Formadores pretendo, assim, em ambiente virtual que é este espaço Fragmentos Virtuais de uma Professora, incentivar novos Professores a experienciar diferentes caminhos, servindo de exemplo. 

Pedagogicamente, muito é possível nesta área tão vasta que é o ensino onlinequando se pretende que os nossos alunos fruam de recursos criativos num ambiente de aprendizagem de verdadeira partilha de saberes!

Espero poder inspirar alguns jovens professores com este blogue! Será para mim, uma grande alegria!





credits: unknown
via Google Images


This blog Digital Fragments of an Educator contains different and various pedagogical activities developed by the use if IT in school curricula: Portuguese (as a native language), French (as a foreign language) and Civics Education. 


My students aged 10-16 years (elementary and secondary education) were the first generation having smartphones. They loved to be the first Portuguese students to learn IT and  include it in Languages and Civics curriculum. They were the first 'digital natives' (Marc Prensky) to come to school (1999) in Portugal.

They were excited and they worked on fantastic and creative projects. The activities have been developed from 1999 to 2009.

They learned in school, face-to-face teaching, but also online (after school time) at my e-elearning project Kidzlearn Lugares & Aprendizagens, discontinued in 2018, finalist at Global Junior Challenge (2004), Rome, Italy, Moodle Lugares & Aprendizagens, discontinued in 2016, and some school blogs as BlogdosCaloiros, BlogSkidz & international educational networks.




Education & IT
image: The Guardian/ Technology

This blog Digital Fragments of an Educator is a digital repository of some of those activities that I will try to remember as the "memoirs of a digital teacher".

The activities are not published by subject or date. For the moment, posts are published in view of my free time (and it is not so much), my memoirs,   documents founded in my personal notes or my files as a teacher. But the order, it's not important!





Trainer of school teachers
credits: unknown
via Google Images

As a former Trainer teacher, this blog and all the projects and activities included in it, might be helpful to some educators and young teachers. Sharing with you some different ideas to include into school curricula to motivate students in a face-to-face teaching and learning or in non formal learning is my ideal using IT and educational digital resources in school education.

Teaching and learning is no more listening quietly the teacher. Teaching and learning is students 'doing' with the tutoring of the teacher.

Digital educational resources (OER) and games in school are an important and serious goal in the XXI century focus on the changing of Education. 

Here you will find open educational resources to improve your lessons, if you wish.

Hope I can help and inspire some of you!

A Autora| The Author

Teacher|  Teacher Assessor

G-Souto

Copyright © 2022G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Creative Commons License

Última actualização em 08.06.2022
Last update: June 08, 2022


2 comments:

Anonymous said...

Olá professora!
Não sabia que este blog também é seu! Estive a lê-lo. É muito interessante!:)
Maria Carolina Gonçalves

G-Souto said...

Olá Carolina,

Não sei como descobriste este blogue, mas gostei muito que tivesses vindo até aqui :)

Sim, este blogue (em construção) serve de apoio a Professores que queiram desenvolver projectos de enriquecimento curricular!

Aqui, vou publicando alguns dos projectos que ao longo dos anos fui desenvolvendo com todos os meus alunos! Foram tantos...

Grande beijinho :)

... tem estado um pouco parado, mas há vários 'rascunhos' pendentes ;)