Tuesday, September 18, 2007

Concurso Palavr@s para Século XXI : Entrega 1º Prémio Ex-Aequo







Mario Cesariny/ Figura Surrealista
Serigrafia
www.google.com/


Imaginem o espanto quando recebemos a comunicação oficial de atribuição do 1º Prémio ex-aequo do Concurso Palavras para o século XXI! Foi uma alegria para todos! Alunos participantes e colegas de turma! Afinal, tinham trabalhado também e a clubite de turma falou mais alto!

Trocaram-se abraços e beijos no meio de uma grande animação! Os alunos das duas turmas, na altura 5º G / 5º F festejavam entre si! E os pais também ficaram encantados. 

Ninguém queria acreditar! Os premiados mais a sua Professora estavam convidados a ir a Lisboa! O António, o Bernardo, o João, o João Miguel, o Manel, o Miguel Angel a Marta e a Rita





Poluição
Rita Sá, 10 anos (Premiada)





Cidadania
Bernardo Patrão, 10 anos

Mas a Rita o Bernardo e o João Miguel não puderam ir por serem os mais novinhos, tinham apenas 10 anos. Os Pais sentiram algum receio de os ver partir. Ficaram tão tristes! 

E lá partimos no Alfa Pendular, na manhã do dia 21 de Outubro, para Lisboa. Os Pais juntaram-se, tiraram-se fotografias, e finalmente fizeram-se as últimas recomendações. 


Professor de História António Faria, que leccionava História nas duas turmas, disponibilizou-se para nos acompanhar, dada que os alunos eram muito novinhos e tinham entrado há poucoa meses na Escola. Grande responsabilidade para nós professores.

Foi um excelente colega acompanhante que levou muito a sério a sua função e me deu muit apoio na angústia de levar comigo estes tão jovens alunos que faziam a sua primeira viagem de estudo.

Fica aqui o meu agradecimento ao professor José Manuel. Lamento ter esquecido o seu apelido.

Em Lisboa, dirigimo-nos de imediato para o "Instituto de Inovação Educativa" (hoje extinto) onde fomos muito bem recebidos!


Os responsáveis procederam à Entrega dos Prémios. Os Net
Torrinhas fizeram as suas declarações. O Manel foi divertidíssimo! Seguiu-se uma curta recepção.

Mas cedo tivemos que nos despedir para não perdermos o Alfa Pendular de regresso ao Porto.

Atravessar Lisboa no final de tarde, para chegar a Santa Apolónia, todos sabemos que não é fácil! Mas lá apanhámos o nosso comboio!

À chegada, tínhamos os Pais à nossa espera. Mais fotografias feitas em grupo. E todos sorríamos, embora cansados. 

No dia seguinte, era dia de aulas e lá teríamos que comparecer.

No sítio web da Escola foi publicada uma referência ao Concurso Palavr@s para o Século XXI
à cerimónia de Entrega de Prémios com fotografias dos momentos mais importantes de toda esta fantástica aventura das TIC nos currículos de Língua Portuguesa. 

Os comentários dos alunos presentes na Entrega dos Prémios foram também publicados e elencados ao concurso Palavras para o Século XXI que esteve alojado na cidadevirtualginasouto.pt durante um ano.

Como tudo já foi retirado do sítio web da escola, deixo aqui as comunicações:

"No dia 22 de Outubro de 2001, alguns dos alunos que participaram no Concurso Pal@vras para o século XXI, deslocaram-se a Lisboa às instalações do Instituto de Inovação Educacional, IIE, para participarem na cerimónia de Entrega de Prémios. Foram distinguidos com o 1º Prémio ex-aequo.






Impressões dos Alunos:

"Para mim, a ida a Lisboa foi excepcional... fomos receber os prémios e os diplomas... quando acabamos de discursar, saímos muito felizes e orgulhosos... tiraram-nos fotografias. Que grande festa! Esta viagem ficará para sempre na minha memória."

Miguel Angel Vasquez M. Pinto - 11 anos

“Acho que foi importante para mim e para os meus colegas termos ido a Lisboa receber o prémio porque todos nos esforçamos por fazer um bom trabalho... não o teríamos conseguido sem a ajuda da nossa professora de Português!"

"Adorei a viagem... foi a primeira vez que andei no Alfa Pendular. Diverti-me imenso!”

João Mariares Almeida - 11 anos

"Achei a viagem a Lisboa muito engraçada, mas um pouco cansativa... porque fomos e viemos no mesmo dia. Sem o contributo das minhas professoras de Português e de EVT não conseguiríamos fazer este trabalho!”


António Moura Carona - 11 anos

“Eu e alguns dos meus colegas fomos a Lisboa receber o prémio que nos foi atribuído.

Fiquei muito contente e orgulhosa e tudo isso graças à minha Professora de Português que me apoiou ao longo de todo este trabalho e me incentiva cada dia a escrever!

Sempre que saio das aulas de Português... trago comigo a mensagem de nunca deixar de sonhar e de não abandonar o prazer da leitura e da escrita!”

Marta Carvalho Portocarrero - 11 anos

Lamentavelmente, a escola não guardou os ficheiros (imagens e som) dos trabalhos que estiveram publicados durante um ano na página cidadevirtualginasouto.pt cedida pelo IIE que foi desactivada quando o Instituto de Inovação Educativa(IIE) foi extinto.  





*Eis que hoje, descobri o Arquivo.pt da FCT com nova versão. E decidi pesquisar para ver se encontrava. Foi com alegria que tive acesso a uma parte do nosso projecto.


Como o sítio web da escola, estava elencado directamente à página, só salvaguardei os ficheiros em disquete. Fiz auma cópia de segurança em disquete - a pendrive da época - mas estas são agora incompatíveis com os novos gadgets. Possível agora aceder com Arquivo.

Guardei as fotografias dos alunos, mas respeito a privacidade dos alunos e nunca publiquei fotografias de projectos com imagens de alunos. 

Foi um projecto pioneiro na Escola Francisco Torrinha! E no país foram poucos os projectos apresentados a concurso.

Este foi o primeiro projecto que associou o ensino e aprendizagem às TIC na áreas curriculares de Línguas e Formação Cívica. Estávamos no ano curricular 1999/2000.

G-Souto

1999/2000

Actualizado:

05.02.2017
Copyright © 2017G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Agradecimentos aos professores:

Guilhermina Trigo (EVT)

António Faria (História), professor acompanhante


João Campos (mistura som ).


Creative Commons License



 Proibida a reprodução de textos dos alunos.



No comments: