Thursday, September 20, 2007

Palavras para o século XXI : Ano Europeu das Línguas 2001








Mario Cesariny/ Postais 25 Abril
http://www.bnportugal.pt/

(...)
Há palavras imensas,que esperam por nós
E outras frágeis,que deixaram de esperar
Há palavras acesas como barcos
E há palavras homens, palavras que guardam
O seu segredo e a sua posição.(...)


Mario Cesariny, sem título


Enquanto alguns colegas se entretêm a descontrair um pouco a natural má-língua, eu preencho minhas pequenas pausas na Sala de Professores, percorrendo a documentação espalhada em busca de projectos lançados pelas entidades públicas e privadas que nem sempre se encontram publicitados devidamente na Internet. Decorria o ano de 2001.
E lá encontrei eu uma circular cujo título me atraiu de imediato - Concurso Palavr@s para o século XXI lançado pelo Instituto de Inovação Educacional (extinto).





"No âmbito do 'Ano Europeu das Línguas' (2001), o Instituto de Inovação Educacional, o Departamento da Educação Básica e o Departamento do Ensino Secundário levam a efeito um concurso de páginas web intitulado Palavras para o Século XXI, com o objectivo de estimular a expressão criativa em língua portuguesa.

O concurso dirige-se a todos os estudantes dos ensino básico e secundário e aos alunos de Português no estrangeiro que frequentem os ciclos de ensino equivalentes.


O concurso está aberto até 15 de Junho de 2001, data limite para o envio dos materiais concorrentes. O concurso encerra no dia 24 de Setembro de 2001, com a divulgação dos trabalhos premiados."

IIE
Tratou-se de uma das primeiras iniciativas para motivar alunos e Professores a incluir as TIC nos currículos. O concurso foi lançado pelo Instituto de Inovação Educacional [IIE] como desafio no Ano Europeu das Línguas 2001. Foi de imediato aceite por mim e pelos meus alunos.
Senti-me pronta a aceitar o desafio! Eu, aprendiz das coisas digitais, meios de comunicação e aprendizagem tão vastos. Naquela altura pouco se falava nas TIC! E naquela escola? Nada, claramente!




Logo nas aulas seguintes, transmiti aos meus pequenos e jovens alunos, o meu entusiasmo e estes agarraram a ideia com muita alegria. Estes jovens (9/10 anos eram os primeiros nativos digitais a desembarcar nas escolas. Já traziam os seus telemóveis no bolso.
Eu sei que era uma árdua tarefa, eram aprendentes de nove ou dez anos, ainda não iniciados nas TIC e na escola apenas existia um computador obsoleto, colocado estrategicamente a um canto na Biblioteca. Não havia uma única professora que estivesse interessada nesse 'objecto'. Nem sequer deveria ter lugar numa Biblioteca! Era a mentalidade da grande maioria dos docentes da época.

Neste concurso, os alunos teriam que seleccionar "uma palavr@ para o século XXI", elaborando um curto texto dependente do ciclo escolar, em Língua Portuguesa, juntar uma imagem, e se possível, som. 

No conjunto seria criada uma página web com os trabalhos individuais que o IIE alojou em cidadevirtualginasouto.pt
Meti mãos ao trabalho! Primeiro, apoiei os alunos a seleccionar a palavra. Quase todos partiram para palavras como 'Cidadania', 'Ambiente', 'Cidadão', 'Poluição, 'Lusofonia'. Eram conceitos desconhecidos para estes jovens alunos, palavras novas a incluir no seu léxico.
Criança é assim mesmo, quando aprende algo de novo, passa pela fase do encanto da repetição. E eu achava engraçada a situação. Era a primeira vez, em muitos anos de ensino, que me deparava com este nível etário tão juvenil.
Estivera sempre leccionar 3º ciclo e Secundário e para mim, foi também uma (re)aprendizagem, sobretudo no domínio da área vocabular. Tive que descer a áreas vocabulares muito mais simples e restritas, dado que os alunos de 9-11 anos não me captavam, se falasse com eles no 'código linguístico', isto é utilizando a terminologia a que estava habituada nos ciclos superiores.





"A Escola EB2,3 Francisco Torrinha desenvolveu ao longo do ano lectivo 2000/01 o tema «CIDADANIA» no Projecto de Área Escola.


Com muito entusiasmo, um grupo de alunos de 5º ano quis participar neste desafio da utilização de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, elaborando os trabalhos apresentados nesta pequena página."
Fomos desbravando caminho juntos. Uma vez por semana, íamos ao computador, com grande enfado das colegas docentes presentes, e um a um, iam aprendendo comigo a pesquisar imagens, fazer processamento de texto (word), criar um documento e guardá-lo numa pasta. Depois gravavam tudo, religiosamente, numa disquete. Cada aluno tinha a sua disquete que levava para casa para dar conhecimento aos pais e encarregados de educação.

Até que chegamos ao dia que todos estavam preparados para começarmos a alojar os trabalhos na página em cidadevirtualginasouto.pt disponibilizada pelo IIE.


  • Alunos Participantes:







Cidadão
Marta Portocarrero, 10 anos


5º Ano - 5º G

Palavr@ : “Cidadão”

Marta Portocarrero - 10 anos (premiada)



Conteúdo - palavr@, imagem, som






Ambiente
Pedro Rodrigues/ Pedro Potter


5º Ano - turma G

Palavr@ : “Ambiente”

Pedro Rodrigues - 10 anos

Conteúdo - palavr@, imagem, som





Cidadão
Miguel Angel Marques Pinto

5º Ano - turma F

Palavr@ : “Cidadão”

Miguel Angel Marques Pinto - 10 anos (premiado)

Conteúdo - palavr@, imagem, som





Lusofonia
João Miguel Portugal, 10 anos


5º Ano - turma F

 Palavr@ : “Lusofonia”

João Miguel Portugal - 10 anos

Conteúdo - palavr@, imagem, som





Cidadania
Bernardo Patrão, 10 anos


5º Ano - turma F

Palavr@ : “Cidadania”

Bernardo Patrão - 10 anos

Conteúdo - palavr@,  imagem, som







Cidania
António Carona/João Costa/ Manuel Cerqueira Gomes 10, 10 e 11 anos (premiados)


5º Ano - turma G

Palavr@ : “Cidadania”

António Carona | João Costa | Manuel Cerqueira Gomes  - 10, 10 e 11 anos (premiados)

Conteúdo - palavr@, imagem, som






Poluição
Rita Sá, 10 anos (Premiada)

5º Ano - turma F

Palavr@ : “Poluição ”

Rita Sá - 10 anos (premiada)

Conteúdo - palavr@, imagem, som


Outros alunos participantes: 

7º Ano - turma A

Palavr@ : “Racismo”

Francisco Costa / Martin Portal - 10, 11 anos

Conteúdo - imagem, palavr@, som

7º Ano - turma D

Palavr@ : “ Violência”

Mariana Delgado / Susana Velhote - 11, 12 anos

Conteúdo - imagem, palavr@, som

8º Ano - turma D

Palavr@ : “Criança”

Barbara Guerreiro | Mariana Machado | Mariana Morgado | Joana Cabanelas | Joana Andrade - 12, 13, 12, 12, 13 anos

Conteúdo - imagem e palavr@

Palavr@ : ”Alcool”

Cristina Pinto | Fabiana Sousa | Fabio Machado | Filipa Santos | Juliana Pinto - 13, 16, 14, 13 E 15 anos.

Conteúdo - imagem e palavr@, som

Nota: Alunos de 3º ciclo apoiados na parte gráfica pelo Prof. João Campos

Uma boa listagem, não lhes parece, para começar a introduzir as TIC nos currículos de Língua Portuguesa e Francês LE.

De todos os trabalhos elaborados, seleccionei os que me pareceram mais atractivos sob o ponto de vista texto e aproximação ao conceito que os alunos pretendiam fazer passar na sua mensagem e imagem.
Passou-se então à fase do aperfeiçoamento linguístico: ortografia, funcionamento da língua, originalidade.
Reconheço que fui, muitas vezes, demasiado exigente no fazer, desfazer, refazer, mas aquelas caritas olhavam-me atónitas, interrogadoras, por vezes, mas sempre com uma vontade imensa de responder ao que a Professora lhes ensinava ou solicitava. 

E os alunos começaram a ser mais exigentes com os seus trabalhos! Que bom! Aprendiam que se deve fazer sempre o melhor. Mesmo que isso implicasse recomeçar.
As dúvidas surgiam sempre, porque criança é isso mesmo! - diz que sim - mas como a cabecita está noutro lugar, não retém a informação!

E a Professora, eu claro, saía da escola, por vezes desanimada, não sabendo se este grupo mais novinho iria conseguir.
Mas na aula seguinte, lá estavam eles, entusiasmados a mostrarem seus textos reescritos, sempre perscrutando no meu rosto. Reconheciam-me como aliada nos sonhos, mas muito exigente nas tarefas propostas. Mas estavam ali para dar o salto para as novas competências e para as aprendizagens das TIC.
Levámos a bom termo sete trabalhos! Com a ajuda do colega responsável pelos Media, conseguimos colocar algum som e passar à virtualidade, isto é ao espaço e servidor que o IIE colocou à disposição da cada candidato, neste caso um candidato em grupo. No nosso caso, o sítio cidadevirtualginasouto.pt

  • Alunos Premiados:

5º Ano - turma F

Palavr@ : “Cidadão”

Miguel Angel Marques Pinto - 10 anos (premiado)

Conteúdo - palavr@, imagem, som.

5º Ano - turma F

Palavr@ : “Lusofonia”

João Miguel Portugal - 10 anos (premiado, não presente na cerimónia)

Conteúdo - palavr@, imagem, som

5º Ano - 5º G

Palavr@ : “Cidadão”

Marta Portocarrero - 10 anos (premiada)

Conteúdo - palavr@, imagem, som

5º Ano - turma F

Palavr@ :Cidadania”

Bernardo Patrão - 10 anos (premiado, não presente na cerimónia)

Conteúdo - palavr@,  imagem, som

5º Ano - turma G

Palavr@ : “Cidadania”

António Carona | João Costa | Manuel Cerqueira Gomes  - 10, 10 e 11 anos (premiados)

Conteúdo - palavr@, imagem, som

5º Ano - turma F

Palavr@ : “Poluição ”

Rita Sá - 10 anos (premiada, não presente na cerimónia)

Conteúdo - palavr@, imagem, som


Os trabalhos seleccionados foram publicados online na data prevista e ficámos ansiosos a aguardar. Era difícil, pois tratava-se de um Concurso a nível nacional, nós sabíamos! 

Mas estávamos satisfeitos! Tínhamos ultrapassado todas as nossas dificuldades, como um único computador, muito antigo, e conseguimos levar a cabo o projecto a que nos tínhamos aventurado!

Estes alunos continuaram comigo até 9ºAno 3ºciclo nas áreas curriculares Língua Portuguesa e Francês Língua Estrangeira. Abandonaram depois a escola pelo facto de esta não englobar o Ensino Secundário.
Quando fomos informados que tínhamos ganho o 1º Prémio Ex-Aequo nem queríamos acreditar.


G-Souto
(Francisco Torrinha, 2001)

Actualizado:

05.02.2016 
Copyright © 2001G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Notas- Um projecto que não foi arquivado na memória digital da Escola e cujas imagens se perderam



Nota: Alunos de 3º ciclo apoiados na parte gráfica pelo Prof. João Campos

As paginas web parciais do IIE/ Cidadevirtualginasouto foram recuperadas graças ao Arquivo.pt actualmente disponível pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Creative Commons License





No comments: