Saturday, October 4, 2008

Exposição Anos 80 - Relato 6C





Parte do interesse em revisitar os anos 80 resulta de que muita da arte de hoje reflecte esse legado, embora negando ou ignorando esse passado. Reconsiderar os anos 80 pode servir como ferramenta para destacar e reflectir sobre alguma da arte do presente (...)


No dia 16 de Novembro de 2006, os alunos do 6C e do 6I da Escola Francisco Torrinha foram fazer uma visita de estudo à Fundação de Serralves.

O objectivo? Uma aula aberta no Museu de Arte Contemporânea sobre Anos 80: Uma Topologia.


Cartaz Exposição Anos 80: Uma Topologia

A Professora de Português publicou previamente um post no nosso BlogdosCaloiros, blogue de enriquecimento curricular Língua Portuguesa, para que os alunos se informassem sobre o tema da Exposição e alguns aspectos mais relevantes.

A nossa turma foi acompanhada pelas Professoras de Língua Portuguesa/ Formação Cívica e Língua Inglesa.

Em Serralves, o monitor Pedro Magalhães propôs-nos fazer uma visita mais pormenorizada pelas salas ligadas à Fotografia.

Antes da visita começar, o Pedro teve uma conversa connosco e explicou-nos o que era arte contemporânea. Falámos sobre alguns acontecimentos marcantes do final dos anos 70.

E assim partimos para uma viagem aos Anos 80, mas pela Fotografia! 



Anos 80, Uma Topologia
créditos : Museu de Serralves

Começámos a nossa visita guiada com o fotógrafo Thomas Struth. Seguiram-se muitos outros até terminarmos em Cindy Sherman.

O Pedro ia-nos explicando as técnicas de cada fotógrafo, chamando a nossa atenção para os aspectos mais importantes. A certa altura, estávamos já a ficar um pouco irrequietos por ver só Fotografia, embora continuasse a ser interessante...

No final, tivemos direito a um bónus, apesar do nosso tempo já ter esgotado. O Pedro, muito simpaticamente, deixou-nos percorrer apressadamente as restantes salas da Exposição para ficarmos com uma ideia diversificada sobre os Anos 80.





Passámos por obras muito modernas e coloridas. Aprendemos bastante! 


Compreendemos que nos "Anos 80", os artistas libertaram muito mais os seus sentimentos representando-os na pintura, fotografia e escultura. Talvez também em outros meios… mas não foi possível ver tudo.

Foi uma bonita e enriquecedora experiência pedagógica e cultural, esta aula no Museu.


Cláudia Carneiro, 10 anos
Inês Gil, 11 anos

(alunas 6C - ano lectivo 2006-2007)


Professora Responsável/Coordenadora:

Gina Souto – Língua Portuguesa/Formação Cívica

Professores Acompanhantes:

Luísa Pimentel – Inglês LE
Jorge Figueiredo – EVT
Ernesto Pereira – EVT

Agradecimentos:

Fundação de Serralves – Serviço Educativo

Creative Commons License



 Proibida a reprodução de textos dos alunos.



No comments: