Sunday, June 29, 2014

Projecto Curricular de Turma: Um exemplo de boas prácticas



Foto: Placar | Textos

Opération Ruban Vert

29-7-2003
Projecto Curricular de Turma - um exemplo de boas práticas.*

A relação pedagógica pressupõe a partilha na busca de uma sabedoria capaz de ajudar o adolescente a desenvolver-se pessoal e socialmente.

Digo aos meus jovens alunos que nada lhes ensino, apenas oriento a sua formação e informação. Tudo o que faço é motivá-los para uma aprendizagem de afectos.

Na perspectiva de facilitadora do acesso ao conhecimento busco, incansável, partilhar novos desafios com os meus alunos e vejo-os fervilhar a cada nova investida.
Gosto de os despertar e depois deixo correr a criatividade. Me encantam sempre!





Comecei por abordar a actividade na aula de Francês LE, em Laboratório de Informática, com a indicação de pequisa http://www.okapi.fr/  sob orientação pedagógica.

Convidei os alunos a enviar um email do grupo/turma a solicitar autorização para adaptar o projecto Ruban Vert em Portugal. É importante transmitir o tratamento ético da informação aberta.

Na aula de Formação Cívica distribuí uma ficha (montagem imagem/texto) com apresentação bilingue da actividade.

Pedi aos alunos a recolha de informação directa - Charte Ruban Vert .

Apresentei o projecto ao meu grupo de estágio como componente da prática lectiva.

No Conselho de Direcção de Turma propus o projecto como actividade a inserir no Projecto Curricular da Turma e convidei os professores a participar em transdisciplinaridade.

Nas restantes turmas em que leccionava Francês LE, introduzi a actividade nos respectivos Projectos Curriculares.

Na página Français LE, criada com meus alunos no site da escola, comunicámos aos penfriends dos vários países europeus com quem desenvolvíamos projectos de Échanges Scolaires .

Foi com grande alvoroço que recebemos a permissão da Okapi, bem como o kit Ruban Vert. Passámos então à distribuição de tarefas por grupos. 

Apresentámos o pedido bilingue - Francês/Português - ao Presidente do CE, solicitando permissão para desenvolver o projecto fora da sala de aula (laboratório de Informática) e cedência de espaços para a apresentação do produto final: biblioteca, espaços livres, placar em corredor de acesso a salas de aula.

Os diferentes grupos de trabalho elaboraram um esquisso e maquetas das actividades a desenvolver e exprimiram os objectivos a que se propunham:

- Alertar contra qualquer tipo de violência nas escolas, respeitar a diferença e desenvolver o sentido de camaradagem .

A intervenção na comunidade escolar seria distribuída pelas seguintes actividades:
  • Recital de música (flauta)/textos (francês LE);
  • Exposição de trabalhos;
  • Distribuição de Ruban Vert , pins, desdobráveis e surpresas;
  • Estampagem/Pintura da T-shirt Ruban Vert.


Com o professor de Ed. Musical e numa estreita sintonia dos objectivos traçados, escolhemos as músicas de acordo com o tema - Pela Amizade! Contra a Violência!

Surgiram-nos Miss Sarajevo e One , dos U2. Como complemento, a mensagem da canção What a wonderful world , de Louis Amstrong.

Nas aulas de Francês e Formação Cívica, encetámos, em Laboratório de Informática, a pesquisa na Internet de pequenos textos em língua francesa.

Optámos por textos da sabedoria ameríndia, versos de Camus, poesia contemporânea africana, escritos de Dalai Lama e tradução livre do refrão do canção de Amstrong.

Empreendemos um trabalho intensivo de adaptação dos textos aos temas musicais:
  • Dicção
  • Estudo fonológico. 
Seleccionámos os melhores alunos em termos de expressão.

Os alunos elaboraram em Língua Francesa (7.º ano/nível I de aprendizagem) e em Língua Portuguesa (Formação Cívica) textos curtos e apelativos para cartazes, desdobráveis, slogans, pequenas bandas desenhadas e até dois 'poemas'.

Em trabalho de equipa, com a estagiária da turma, elaborámos materiais de apoio e um pequeno guide pour un enfant citoyen (edições Bayard, adaptação livre).

Dadas as ideias diversificadas surgidas nos diferentes grupos, o trabalho de transdisciplinaridade Françês | Música alargou-se a outras áreas curriculares disciplinares e não disciplinares:
  • Matemática (estatísticas para inquérito), 
  • Ed.Tecnológica (estampagem/pintura do logotipo na T-shirt Ruban Vert),
  • Ed. Visual/Área de Projecto (maqueta, mascotes, cartazes, mobiles, pins , lacinhos ruban vert), 
  • Estudo Acompanhado (conclusão de trabalhos).
Como coordenadora, directora de turma, professora de Francês LE e Formação Cívica reuni em transdiciplinariedade:
  • Professores intervenientes: Educação Musical, Educação Visual/Área de Projecto, Educação Tecnológica,
  • Grupo de Estágio, 
  • Alunos/porta-vozes das três turmas.

Plabificação conjunta e tarefas :
  • Levantamento de todo o material produzido pelos alunos;
  • Estudo dos espaços para recital e exposição de trabalhos;
  • Exercícios de correcção fonológica, dicção e colocação de voz;
  • Ensaios flauta/textos;
  • Marcação de data para intervenção na comunidade escolar;
  • Distribuição de tarefas pelos alunos implicados no Projecto;
  • Reportagem em fotografia e vídeo a registar por dois alunos destacados;
As actividades desenrolaram-se sempre em trabalho de grupo, e prolongaram-se pelos 2.º e 3.º períodos, até meados de Maio.

Os alunos e os professores de Ed. Musical e Francês LE disponibilizaram horas extracurriculares para os ensaios de flauta e textos.


Foto: placar Biblioteca |GS

A exposição dos materiais elaborados pelos alunos foi preparada no Centro de Recursos | Biblioteca e num dos painéis que lhe dá acesso.

Chegou o dia - 29 de Maio - a azáfama e a excitação eram enormes, alunos e professores esmeravam-se nos últimos pormenores. 

A apresentação da Audição/Recital (flauta e textos) na Biblioteca/Centro de Recursos| Biblioteca estava marcada para as 11:00 e para as 15:00 horas, entre a exposição dos trabalhos. 



Seguir-se-ia a distribuição de rubans verts, desdobráveis, pins, autocolantes e surpresas .

A afinação das flautas, o 'toque final' na pronúncia dos textos, os alunos/repórteres em acção, tudo trabalhado até ao último minuto!

O apoio dos responsáveis pelo Centro de Recursos foi essencial.

Convidados, elementos do CE, pais e encarregados de educação dos alunos envolvidos, bem como toda a comunidade escolar, chegaram. 
O espaço não conseguiu acolher todos os que compareceram, e foram muitos!

Opération Ruban Vert foi um sucesso! Os alunos portaram-se muito bem e dinamizaram de uma forma empenhada e criativa a comunidade escolar.

Também os alunos responsáveis pela reportagem de fotografia e vídeo foram incansáveis na cobertura de todas as actividades.

Em finais de Junho, ajudada por um grupo de alunos, reuni em portfolio documentação a enviar às edições Okapi/ Bayard, conforme o solicitado.

Uma pequena síntese foi publicada na página de Français LE, que foi complementada em Setembro desse ano, com o apoio do professor/ webmaster do site da escola.

Perante as imagens, alguns colegas europeus - projectos Échanges Scolaires - lamentaram não ter participado na Opération Ruban Vert da Escola Francisco Torrinha e mostram-se desejosos de continuar no próximo ano lectivo o intercâmbio de actividades entre alunos.

Como vêem, o entusiasmo de alguns pode envolver uma ou várias comunidades escolares. Por isso me atrevo a citar:

( ... )
 Estudar também é repartir
 Também é saber dar
 O que a gente soube dividir
 Para multiplicar.
( ... )

José Carlos Ary dos Santos

 Gina Souto
 Professora/Formadora

in www.educare.pt
© 2003 Porto Editora

*Nota : O artigo esteve publicado desde 27 Setembro 2003 até ao ano 2005 no site Educare.pt da Porto Editora. 
As actividades foram publicadas (com fotos) no site da escola e aí permaneceram até 2006.

No comments: