Saturday, October 4, 2008

Exposição Anos 80 - Relato 6I

~

Catálogo Exposição 
The 80's A Topology




Anos 80: Uma Topologia
créditos : Museu de Serralves


No dia 16 de Novembro de 2006, as turmas 6I e 6C da Escola Francisco Torrinha saíram para fazer uma visita de estudo à Exposição Anos 80 - Uma Topologia.

Saímos da escola por volta das 10:30 horas. Como não chovia, fomos a pé. Percorremos uma parte da Avenida Marechal Gomes da Costa, bem perto da nossa escola, admirando as casas e jardins encantadores.

Divertidos e contentes, caminhámos a conversar em tom descontraído. Embora já não sejamos bebés... somos crianças! E, por isso, íamos fazendo algumas partiditas desejadas por todos.

Quando entrámos no espaço, tudo era calma e tranquilidade. A Fundação de Serralves é muito bonita, o ambiente óptimo! Formaram-se grupos, já que éramos muitos. 

A nossa turma dividiu-se em dois grupos: um de rapazes e outro de meninas, cada grupo acompanhado por um Professor ou Professora. Não percebemos a divisão, mas foi assim.

Os grupos tinham monitoras diferentes. A nossa turma foi guiada pelas monitoras Mariana Brandão e Cristina Alves. Estava tudo muito bem organizado.





Exposição Anos 80- Uma Topologia

Com esta Visita de Estudo pretendia a nossa Professora de Língua Portuguesa, dar-nos a conhecer a arte dos Anos 80, isto é, uma década antes do nosso nascimento.

As peças eram todas muito interessantes e por vezes curiosas! Faziam-nos pensar no modo como os artistas vêem as coisas. Muito originais.

A Mariana e a Cristina (monitoras do Serviço Educativo Serralves) também puxavam por nós! Diziam-nos que tínhamos que ser nós a descobrir o significado das obras. No nosso grupo, a imaginação não faltou!

Havia uma obra que parecia uma reunião de pais natais, mas um estava a ser enforcado! A monitora explicou-nos que o artista queria alertar para o verdadeiro significado do Natal! Debatemos depois este assunto na aula curricular de Português.




Anos 80 : Uma Topologia
créditos : Museu de Serralves


Outra obra que nos agradou, foi um conjunto de quatro quadros. A Mariana pediu-nos para imaginar em que estaria o pintor a pensar ao criar um quadro de cada cor! 




Anos 80 : Uma Topologia
créditos : Museu de Serralves

O grupo de rapazes também apreciou obras interessantes, algumas estranhas mas divertidas. Os baldes, os filmes que se viam do fim para o princípio... Era confuso, mas engraçado.

Vimos tanta coisa! Havia muitas pessoas, muitos jovens, mais escolas. O ambiente era muito bom! E fomos muito bem recebidos.

À saída, fomos à loja da recordações comprar uma “recordação” de Serralves.

De regresso à escola, ainda havia muita energia! Conversámos e cantámos durante todo o percurso.

Esta visita correu muito bem! As duas turmas aprenderam e “criaram memória” de uma forma lúdica. Esperamos repetir...

Ana Isabel, 11 anos

Ana Margarida, 11 anos

António Pedro, 11 anos

Madalena Guedes, 10 anos

Nuno Silva, 11 anos

Sebastião Guedes, 11 anos

(alunos 6I - ano lectivo 2006-2007)


Professora Responsável/Coordenadora:
Gina Souto – Língua Portuguesa|Estudo Acompanhado

Professores Acompanhantes:
Luísa Pimentel – Inglês LE
Jorge Figueiredo – EVT
Ernesto Pereira – EVT
Agradecimentos:
Fundação de Serralves – Serviço Educativo

Creative Commons License


 *Proibida a reprodução de textos dos alunos.


No comments: