Tuesday, March 4, 2008

Histórias inspiradas em Paula Rego I




War | Paula Rego (2005)

quadro inspirado guerra Iraque
http://www.tate.org.uk
         

Pesadelo no Iraque*

Era uma vez um povo que vivia pobremente, mas com tranquilidade. Esse povo vivia num país chamado Iraque.


A maior parte dos homens eram altos, gordos e com bigodes. As mulheres eram baixas e com cabelo comprido. Caracterizava-se por ser um povo modesto e feliz, dizia-se...

Um certo dia, um inventor iraquiano, como não tivesse dinheiro, decidiu criar uma máquina que acabasse com os seus problemas financeiros. Tal máquina seria um engenho muito moderno, pois sempre que se carregasse em dois botões, um dourado e outro vermelho, iriam aparecer magicamente cinco moedas de ouro.


Quando se preparava para testar o seu engenho, um pedaço de cenoura caiu acidentalmente em cima, desaparecendo por um dos orifícios. E imagine-se!! Em lugar da máquina funcionar como o previsto, transformou as pessoas daquela cidade em coelhos!

Mas, isso nem foi o pior! O pior era que cada vez que as pessoas comiam uma cenoura, a dita máquina lançava uma bomba. E se as pessoas-coelhos não comessem as cenouras, morriam, pois todos nós sabemos que este legume é o 'prato típico' dos coelhos. Uma confusão!

Um ano depois, já tinham morrido 40 mil pessoas! E o inventor continuava vivo... Para acabar com o massacre do seu povo, o inventor até já tentara partir a poderosa máquina, mas esta era indestrutível!

Até que um dia, sem querer, deixou cair outro pedaço de cenoura mesmo em cima! E, num abrir e fechar de olhos, as pessoas voltaram à normalidade... isto é, voltaram a ser pessoas!

- Como é que podia ter sido tão estúpido?! - pensava ele - se a máquina tinha transformado pessoas em coelhos quando um pedaço de cenoura caíra dentro dela, era óbvio que para acabar com tal maldição, só introduzindo um outro pedaço de cenoura!!

O inventor foi levado a tribunal, condenado à morte, dado que mesmo involuntariamente, tinha causado milhares de mortes!

Mas querem saber uma coisa? Ele nem ficou muito triste... ao menos terminara com aquele pesadelo.

Vítor Ferreira, 11 anos
6E | Março 2005


(história inspirada no quadro War de Paula Rego, visita de estudo a Serralves, Outubro 2004)

Creative Commons License




 Proibida a reprodução de fotografia e ilustrações dos alunos.




No comments: