Friday, September 14, 2007

E foi assim, de frente para o mar




Escola Francisco Torrinha (Portugal)

Fotografia: Alberto Ferreira (professor)




Eugénio de Andrade
José Rodrigues

(...)Eu também não sei o que é o mar.
Aguardo a madrugada impaciente
Os pés descalços na areia.


Eugénio de Andrade. Mar, Mar e Mar,
Poesia e Prosa 1940 * 1980

Mar, mar o mar?! Tanto mar, dirás tu?! Mas é mesmo essa a ideia que te quero transmitir com estes versos de Eugénio de Andrade.

Da nossa Escola vê-se o mar! Este mar que povoa o nosso país e que o poeta tão agradado vislumbra adentrar-se pela foz do rio Douro, junto ao Passeio Alegre.

Pois é, a Francisco Torrinha situada um pouco mais acima, debruça-se sobre a varanda da Foz. E é inimaginável o encantamento do olhar que se desprende para o azul exquis do mar fundindo-se no infinito!

É nesses espaços pródigos de luminosidades coruscantes que sondo as imaginações misteriosas de meus jovens alunos, isto quando tenho o bafejamento de estar com eles numa das salas de aula que partilham desse mar.

Aí mesclamos prodigamente emoções infindáveis, sensibilidades raras, talentos delicados. E acredita, são muitos os jovens prontos a desembainhar o seu lápis nesta lusitana arte de escrevinhar.

A ideia da página Língua Portuguesa nasceu das cogitações de como conservar no património cultural da escola o desafio despretensioso lançado a meus irrequietos alunos para participarem no Concurso P@lavras para o séc. XXI e em que uma meia dúzia de afoitos torrinhanetianos, todos eles acabadinhos de desembarcar na Francisco Torrinha, se aventurou comigo no mar das TICE, decorria o ano lectivo de 2001/2002.

Fica então registado nas crónicas deste pequeno reino semelhante feito!

Outras actividades irão sendo publicadas nesta página dedicada às lusografias dos novos mareantes da Francisco Torrinha.

O meu obrigada ao meu colega, webmestre da nossa Escola, sempre atento e disposto a entender-me nestas minhas aventuras do desbravar de uma nova rota nas aprendizagens da Língua Portuguesa – a Internet.

G-Souto (Professora| Formadora de Formadores)
Copyright © 2007G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com® 

(Francisco Torrinha, 2001)

Creative Commons License


No comments: